Categorias Estaduais

Vestibular UESPI 2019: Inscrição, Edital, Provas, Vagas e Resultados

Para integrar o corpo de alunos da Universidade Estadual do Piauí é necessário realizar o vestibular UESPI 2019. O processo seletivo que classifica os concorrentes para uma vaga na instituição. Todos aqueles que já concluíram o Ensino Médio podem realizar o vestibular UESPI 2019. A prova utilizada é o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Tenha mais informações neste artigo!

Vestibular UESPI 2019

Conheça a UESPI

Com sede na cidade de Teresina, a UESPI foi fundada no ano de 1984 a partir de uma lei estadual. Inicialmente, os vestibulares eram para os cursos de licenciatura em áreas voltadas para a educação, como: pedagogia, matemática e letras. E bacharelado em administração. Totalizando a oferta de 240 vagas.

Hoje, conta com mais de 20 mil estudantes nos 12 campus espalhados pelo estado. Nas cidades de:

  • Teresina;
  • Parnaíba;
  • Piripiri;
  • Campo Maior;
  • Picos;
  • Oeiras;
  • Floriano;
  • São Raimundo Nonato;
  • Uruçuí;
  • Bom Jesus;

Corrente. Totalizando 18 unidades acadêmicas entre estes municípios.


Forma de Ingresso Vestibular UESPI 2019

Para os cursos de graduação presencial foi adota como forma de ingresso vestibular UESPI 2019 o ENEM. E como processo seletivo o Sistema de Seleção Unificada (SISU). Os dois programas são parte do governo federal com gerencia do Ministério da Educação (MEC).

✓ Confira ainda informações também sobre os vestibulares:

Por tanto, aqueles que buscam por uma vaga em 2019 devem iniciar as inscrições na prova do ENEM e no SISU ainda em 2018. Somente os que buscam por ensino a distância é que realizam um vestibular interno.

Das vagas vestibular 2019, que podem chegar a 3.940 para os 106 cursos, 30% são reservadas a política de cotas prevista em lei. Divididas em 15% para os candidatos que cursaram o ensino médio em escola pública.

E os outros 15% para aqueles que além de terem estudado na rede pública, se autodeclararem negros.


Prova Vestibular UESPI 2019

Realizada anualmente, a prova vestibular UESPI 2019, no caso o ENEM, acontece no fim do ano letivo. Em 2018 será aplicada em 4 e 11 de novembro. Tendo como novidade a divisão em 2 domingos consecutivos.

Dando a oportunidade de descanso e/ou mais estudo aos candidatos. Os locais de prova são divulgados no portal do exame.

São desenvolvidas 1 redação. E 4 provas, cada uma com 45 questões objetivas. Aplicando os conteúdos de:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Todas as principais informações estão no edital oficial. Leia-o com atenção e esteja ciente do funcionamento da prova. O portal dos vestibulares internos com todos os editais e funcionamentos, podem ser acessados por este link.


Inscrição Vestibular UESPI 2019

O primeiro passo para realizar a inscrição vestibular UESPI 2019 é se cadastrando no portal do ENEM. Quando o candidato insere suas informações pessoais e cria um login e senha. Demonstrando seu interesse em realizar a prova.

É preciso pagar uma taxa de inscrição no valor de R$95. Cabe pedido de isenção, antes do período de inscrições que acontece no mês de maio.

Feita a prova, no mês de janeiro de 2019 o candidato terá acesso ao site do SISU para realizar sua inscrição. Na ocasião, será preciso inserir o login e senha criados no site do ENEM. Assim, o sistema fará a relação de notas obtidas na prova.

No SISU o candidato vai escolher, em ordem de preferência, até 2 cursos e instituições. A inscrição é gratuita.

O resultado Vestibular UESPI 2019 pode ser verificado no site dos dois programas. Será selecionado aquele que conquistar uma pontuação compatível com a exigida pelo curso. As áreas mais disputadas requerem notas maiores.

Caso não se classifique para a chamada regular é possível se inscrever para a lista de espera. Nesta situação, a própria universidade entrará em contato.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Vestibular UESPI 2019: Inscrição, Edital, Provas, Vagas e Resultados
Share

Artigos Recentes

  • Privadas

Vestibular UCB 2019: Inscrições, Resultados, Provas e Cursos

A Universidade Católica de Brasília está com inscrições abertas para o vestibular UCB 2019. Se você deseja iniciar um dos…

2 dias ago
  • Privadas

Vestibular UNESPAR 2019: Inscrições, Resultados, Provas e Cursos

Para poder iniciar um dos cursos disponíveis na Universidade Estadual do Paraná, é necessário que os interessados realizem a prova…

1 semana ago
  • Federais

Vestibular UFMT 2019: Inscrições, Resultados, Provas e Cursos

O vestibular UFMT 2019 logo vai estar disponível para os estudantes. Diante disso, é fundamental ficar atento as detalhes divulgados…

2 dias ago
  • Privadas

Vestibular FAAP 2019: Inscrições, Resultados, Provas e Cursos

As inscrições para o vestibular FAAP 2019 estão abertas. E se você deseja se candidtar as vagas em um dos…

1 semana ago
  • Privadas

Vestibular Belas Artes 2019: Inscrições, Resultados, Provas e Cursos

Deseja realizar o vestibular Belas Artes 2019 para concorrer as vagas dos cursos disponíveis? Então saiba que está no lugar…

6 dias ago
  • Federais

Vestibular IME 2019: Inscrições, Resultados, Provas e Cursos

O Instituto Militar de Engenharia está com inscrições abertas para o vestibular IME 2019. Através deste processo seletivo estudantes poderão…

4 dias ago